
Vamos esclarecer qual é o papel do sono em nossas vidas. Para começar, ele é fundamental para o nosso bem-estar físico e mental. Longe de ser apenas um período de descanso, o sono promove o crescimento muscular, repara células e fortalece o sistema imunológico. Pode ajudar nosso coração e vasos sanguíneos a se recuperarem, enquanto o cérebro organiza e armazena memórias e melhora nossa capacidade de aprendizado para o dia seguinte. Mas em tempos de estresse e crise, pode ser difícil manter uma rotina consistente de sono e vigília
Estas dicas podem lhe ajudar!
1. Mantenha seu horário de sono habitual
Pode ser tentador atrasar cada vez mais a hora de dormir e de acordar. Mas manter uma rotina consistente de sono ajuda a “treinar” o corpo, tornando mais fácil adormecer — o que é sempre melhor do que ficar rolando na cama por horas. Se você tem dificuldades para pegar no sono, exercícios de relaxamento antes de dormir podem ajudar.
2. Pegue sol logo de manhã
A luz do sol no início do dia é um passo essencial para regular o ciclo natural de sono e vigília do corpo, diz o Dr. Breus. “A luz solar aumenta a produção de serotonina, um hormônio importante na regulação do sono e do humor. E como a serotonina é precursora da melatonina, o sol ajuda nosso corpo a se preparar com antecedência para um sono de qualidade, estimulando a produção natural de melatonina.”
3. Exercite-se regularmente — e relaxe também
Se não puder ir à academia, há muitos treinos online disponíveis. De sessões de ioga com Adriene a treinos de corpo inteiro de 20 minutos com a Pamela, não faltam opções. Mas lembre-se: fazer exercícios muito perto da hora de dormir pode dificultar o sono. Reserve um tempo para descansar e acalmar a mente ao final do dia.
4. Estabeleça limites claros entre trabalho e descanso
Cozinhas são para comer e quartos são para dormir, mas a vida nem sempre funciona assim. Tente manter o trabalho, a comida e os exercícios fora do quarto. Um ambiente de sono que seu cérebro associa ao descanso e relaxamento promove um sono bem diferente daquele associado ao estresse e preocupação.
5. Reduza o consumo de café e/ou álcool
O café dá aquele impulso de manhã, mas tomá-lo depois das 14h pode prejudicar o sono. Já o álcool, embora ajude a relaxar, desidrata o corpo e pode causar padrões de sono fragmentados ao longo da noite.
6. Conforto no quarto é fundamental
Seu quarto está otimizado para o sono? Colchão, travesseiros e roupas de cama são importantes, mas talvez você também precise de cortinas blackout para bloquear a luz da manhã. Ou de tampões de ouvido, caso sua quarentena inclua adolescentes jogando videogame até tarde. A temperatura do quarto também é essencial. Se seu quarto precisa de uma repaginada, estes conteúdos podem ajudar.












































