
Você está pronto para mais uma temporada de gripe? Ela está chegando e você precisa descansar adequadamente para enfrentá-la
Por mais que estejamos animados com a mudança das estações (porque isso significa que os feriados estão chegando e podemos nos aconchegar em suéteres quentinhos), também marca a chegada iminente da temporada de gripe. Não que você precise de um lembrete, mas a gripe atinge seu pico entre maio a outubro. Todos os anos, como um relógio, estima-se que de 5 a 20% da população brasileira contraia a gripe.
Mas há uma boa notícia. Além de tomar a vacina contra a gripe (fale com seu médico ou farmacêutico sobre tomá-la logo no início da temporada), uma das armas mais poderosas contra doenças é fácil, gratuita e amplamente acessível a todos: o SONO. Seus benefícios curativos e preventivos para a saúde são bem documentados – e estão ao seu alcance.
O sono é realmente nosso próprio mecanismo de defesa?
Há um número crescente de evidências que reforçam o papel importante do sono na manutenção da saúde, tanto a curto quanto a longo prazo. Por outro lado, sabe-se bem que a privação de sono abre as portas para uma ampla variedade de doenças ao enfraquecer o sistema imunológico, tanto agora quanto no futuro.
Especificamente, são as células T que fortalecem nossa imunidade celular e a capacidade de nos defendermos contra doenças. Virar a noite trabalhando ou passar o fim de semana em festas até altas horas durante as festas de fim de ano já é o suficiente para te deixar mais suscetível a resfriados e gripes. Isso é mais um motivo para priorizar o sono e manter uma rotina regular de horários para dormir.
O que é a gripe e o que ela tem a ver com uma boa noite de sono?
Outra parte da equação sono/gripe está ligada ao efeito do sono sobre a febre, que muitas vezes acompanha a doença. Quando você se sente quente e febril, é um sinal de que seu corpo está em plena batalha contra o vírus da gripe. As febres tendem a subir à noite, quando você está dormindo (e coincidentemente quando seu corpo está em modo total de reparo).
O segredo é garantir que você esteja entrando no sono profundo, onde seu corpo realmente faz o “trabalho pesado” de proteger e restaurar. Isso fortalece ao máximo o sistema imunológico, ajudando você a combater melhor a gripe e a se recuperar mais rápido.
Noções básicas para combater a gripe
Os sintomas da gripe podem incluir febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios, fadiga, náusea, diarreia ou vômito. Muitos desses sintomas são semelhantes aos de um resfriado, mas as principais diferenças são a febre alta e as dores musculares — mais comuns na gripe. Outro ponto importante: a gripe aparece de forma repentina e forte, mais do que os resfriados.
10 coisas essenciais para fazer quando você está com gripe
- Fique em casa: Compartilhar é algo bonito na maioria das vezes, mas não quando você está com gripe. Evite transmitir seus germes não indo ao trabalho ou à escola. O CDC recomenda permanecer em casa pelo menos 24 horas após o fim da febre. Se for absolutamente necessário sair, considere usar uma máscara facial para ajudar a não transmitir o vírus
- Lave as mãos com frequência: Para proteger outras pessoas da sua casa, lave bem as mãos com sabão por pelo menos um minuto. Uma máscara facial também pode ajudar a evitar a disseminação.
- Converse com seu médico: Existem medicamentos antivirais que seu médico pode prescrever para reduzir a duração da doença em 1 ou 2 dias e diminuir a gravidade dos sintomas. Esses medicamentos são especialmente úteis para pessoas com maior risco de complicações, como crianças pequenas, idosos (acima de 65 anos) e pessoas com doenças como diabetes, problemas cardíacos e asma. Eles funcionam melhor se forem tomados dentro de dois dias após o início dos sintomas.
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir: Um único espirro pode expelir até 19.500 vírus da gripe. Depois, jogue o lenço no lixo.
- Mantenha-se hidratado: Beber água ou chá ajuda a fluidificar as secreções nos pulmões, facilitando a respiração. Adicione um pouco de mel à água morna ou chá para aproveitar seu poder antioxidante e aliviar a garganta.
- Use analgésicos recomendados pelo seu médico ou farmacêutico: para aliviar dores e desconfortos causados pela gripe.
- Aumente sua ingestão de zinco: Para reduzir a duração dos sintomas, tome suplementos de zinco, mas não ultrapasse 50 mg por dia.
- Invista no ginseng: Esse remédio natural pode aumentar os glóbulos brancos que combatem vírus e ajudar na produção de interleucinas, substâncias que apoiam o sistema imunológico.
- Aposte no vapor: Se estiver congestionado, tome um banho quente e prolongado. O vapor ajuda a soltar o muco que está causando o problema.
- Descanse: Lutar contra inflamações e infecções consome energia. Não é história de avó: dormir é, de fato, um ótimo remédio. Reduza suas atividades normais e evite estresse enquanto estiver doente, para dar ao corpo a melhor chance de se curar.