
Em um mundo ideal, todos nós seríamos pessoas matutinas. Todos acordariam revigorados, energizados e prontos para dominar o dia. Mas sabemos que não é bem assim. Entre rotinas matinais agitadas, longas jornadas de trabalho e uma lista infinita de tarefas, muitos de nós só querem que a manhã desapareça.
Vamos para a cama com as melhores intenções: acordar cedo o suficiente para tomar café da manhã com calma, conversar com os amigos ou fazer uma corrida antes do dia começar. Mas, quando o despertador toca às 6h, tudo o que queremos é nos esconder debaixo do travesseiro por mais alguns minutos de sono.
Pode parecer surpreendente, mas as manhãs podem ser a melhor parte do seu dia – depois que você supera o incômodo de sair da cama. Pode até ser que você precise de café para começar, mas, quando bem aproveitadas, as manhãs podem se tornar um refúgio de produtividade.
8 passos para abandonar os hábitos noturnos e se tornar uma pessoa matutina:
1. Durma mais:
Falar é fácil, mas precisamos de 7 a 9 horas de sono por noite para manter a saúde física e mental. Pode parecer difícil encaixar mais tempo de sono na rotina, mas pense nas consequências da privação do sono. Não é nada bonito, acredite!
Em vez de sacrificar horas de descanso, crie uma rotina de sono realista e possível de seguir todas as noites. Seu futuro eu agradecerá.
2. Prepare um ambiente tranquilo para dormir:
Analise seu quarto e veja se ele está otimizado para um sono de qualidade:
✅ Está livre de bagunça?
✅ Está limpo e sem poeira?
✅ Sua cama está posicionada de forma confortável e adequada?
3. Crie um ritual noturno – e siga à risca
Assim como você define um alarme para acordar, defina um para lembrar de ir dormir. Uma hora antes de deitar, desligue os eletrônicos e diminua as luzes. Tomar um chá, bater um papo com seu parceiro ou ler um livro ajuda o cérebro a relaxar e se preparar para o descanso.
4. Está cansado? Vá dormir!
Somos criaturas de hábitos e manter um horário regular para dormir ajuda na rotina. Mas, quando o cansaço bate forte, forçar-se a ficar acordado não ajuda em nada. Escute seu corpo e vá descansar quando sentir necessidade.
5. Evite o botão “soneca”
Se você acorda grogue mesmo depois de várias horas de sono, é porque seu ciclo REM (Movimento Rápido dos Olhos) foi interrompido. Essa é a fase mais profunda do sono, que dura entre 70 e 90 minutos, e onde ocorrem os sonhos. Quando despertamos nessa fase, sentimos cansaço e desorientação.
Assim que o despertador tocar, tente despertar devagar, mas sem voltar a dormir.


6. Mexa-se!
Ao acordar, levante-se da cama imediatamente. Mesmo que seja apenas para caminhar pelo quarto ou escovar os dentes, o movimento ajudará seu corpo e mente a despertarem mais rápido. Ficar na cama olhando o celular só prolonga a sensação de sonolência e pode fazer com que o dia comece com mau humor.
7. Pratique exercícios físicos
Sem torcer o nariz para essa dica – estamos falando sério! Fazer um treino rápido, como ioga ou uma caminhada curta, libera toxinas do corpo e ajuda a começar o dia com energia. Além disso, a prática de exercícios logo pela manhã contribui para uma noite de sono melhor.
8. Tenha algo pelo que ansiar
Trabalho e responsabilidades fazem parte da vida, mas não devem ser a única motivação para sair da cama. Planeje momentos prazerosos na sua semana, como encontrar amigos, assistir a um filme ou fazer algo que você gosta. Dê a si mesmo um motivo para acordar animado todas as manhãs.
Se você é um notívago, aprender a acordar cedo e gostar das manhãs pode ser um desafio – mas é uma mudança possível. Pequenas adaptações ao longo do tempo podem transformar você em uma pessoa mais feliz, enérgica e positiva desde o momento em que abre os olhos.