
Uma boa noite de sono é algo que todos queremos e precisamos. E a base para um descanso saudável e de qualidade é um ótimo colchão, que ofereça conforto e suporte adequados. Muitas vezes, porém, nos acostumamos com o desconforto durante a noite e o toleramos porque é mais fácil do que tentar resolver o problema. Pesquisas do Better Sleep Council mostram que os consumidores começam a pensar em comprar um novo colchão quando sua saúde e conforto são prejudicados devido ao desgaste do colchão – mas esse processo de decisão pode levar anos. Enquanto isso, as articulações e as costas podem sofrer. Antes que isso aconteça, pergunte a si mesmo: “Minha cama melhora meu sono – ou piora?”
Como um colchão pode proteger e melhorar sua saúde
Um bom sono significa boa saúde e um corpo mais feliz. “Um colchão suporta suas costas de duas maneiras”, explica o reumatologista certificado Dr. Siddharth Tambar, da Chicago Arthritis and Regenerative Medicine. “Ele oferece um suporte macio nas áreas do corpo que estão sensíveis ou doloridas. Além disso, fornece um suporte firme nas áreas que apresentam instabilidade e que podem doer com muito movimento.”
Qual é o melhor colchão para sua idade e fase da vida?
Um espaço de sono adequado para a saúde das costas faz parte de um regime geral para manter a coluna saudável. Se você está fortalecendo sua coluna com exercícios e mantendo uma boa postura, um colchão de qualidade deve proporcionar um ambiente que permita que suas costas se recuperem dos esforços do dia.
“Na prática, as necessidades da sua coluna determinarão qual colchão é adequado para você, e isso varia de pessoa para pessoa“, explica Dr. Tambar. “Algumas pessoas precisam de um colchão mais macio para aliviar áreas sensíveis, enquanto outras precisam de um colchão mais firme para dar suporte às regiões enfraquecidas das costas. Se você acorda à noite com dor nas costas, isso pode indicar que seu colchão não é mais adequado nem está fornecendo o suporte necessário.”
Qual o tamanho ideal do colchão?
Escolher um colchão com suporte adequado ajudará a reduzir dores nas costas, músculos e articulações, pois evitará estresse desequilibrado sobre diferentes partes da coluna, como os nervos espinhais, discos intervertebrais e articulações facetárias
Antes de tudo, busque um colchão que suporte sua coluna. “Leve seu travesseiro com você ao testar colchões na loja e deite-se com ele“, sugere o quiropraxista Dr. Kevin Kosak. ” Fique deitado por cerca de 10 minutos para verificar se o colchão continua a apoiar as curvas naturais da sua coluna. Eu recomendo dormir de lado com um travesseiro entre os joelhos para suportar os quadris e a região lombar. Ou, se preferir dormir de costas, coloque um travesseiro sob os joelhos. Outras dicas úteis incluem girar o colchão a cada seis meses e substituí-lo quando ele começar a se desgastar, geralmente a cada 8-10 anos.”
Estratégias para encontrar o colchão ideal e mais saudável para você
Os especialistas explicam claramente por que um colchão ruim pode ser prejudicial à saúde. Mas como tomar decisões inteligentes para criar o espaço de sono ideal? Afinal, escolher o colchão certo é a base para noites tranquilas.
“Não existe um único colchão perfeito para todo mundo, e nem toda dor nas costas ou rigidez é resolvida com as mesmas soluções”, afirma o fisioterapeuta Dr. Jason Won. “Cada corpo se adapta de maneira diferente.”


Hábitos inteligentes para melhorar seu sono
Há algumas diretrizes gerais para a compra de colchões e para manter a saúde da coluna. Dr. Won recomenda optar por colchões de média a alta firmeza: “A coluna tende a se sentir melhor. Modelos muito macios, como colchões d’água ou de espuma excessivamente flexível, não oferecem suporte adequado para a coluna, pescoço e músculos.” Além disso, ele sugere manter um ritual noturno de mobilidade para evitar problemas na cama e nas costas. Alongar o pescoço, ombros, costas, quadris e pelve antes de dormir é excelente para quem sofre com dores musculares à noite ou ao acordar.
Trocar o travesseiro regularmente também é uma boa prática. Alterne a firmeza, formato e textura a cada mês, se possível. “Isso ajuda o pescoço e as costas a se adaptarem a diferentes superfícies, evitando que fiquem rígidos por ficarem sempre na mesma posição.”