
É importante fazer um check-up do sono para garantir que você está descansando o suficiente e se sentindo revigorado. O sono impacta profundamente a saúde física e emocional, melhorando o coração, reduzindo o estresse e retardando o envelhecimento. Junto com uma alimentação saudável e exercícios, o sono é um dos pilares essenciais para o bem-estar e não deve ser negligenciado. é um dos pilares essenciais para o bem-estar, e não deve ser negligenciado.
Dito isso, uma noite ruim de sono ocasional não vai prejudicar a saúde geral, mas se isso se tornar um hábito, certamente causará problemas. Então, quando você deve agir e procurar um especialista em sono? Aqui estão 6 sinais de que é hora de buscar ajuda para um problema de sono.
1 – Você está assistindo TV até tarde da noite.
Se o resto da sua casa já está dormindo há horas e você ainda está na frente da TV, pode ser que você tenha um problema. Embora a insônia de curto prazo aconteça de vez em quando, você não deve estar lutando noite após noite durante meses a fio. Estudos mostram que os insomnes tendem a ignorar um padrão regular de insônia porque acham que isso vai passar ou acreditam que é normal para eles. Se você fizer algo com frequência o suficiente, seu cérebro se adaptará e começará a aceitar esse novo “normal” ruim. Fale com um especialista em sono e procure ajuda antes que sua saúde comece a ser afetada.
2 – Você não consegue manter os olhos abertos durante o dia.
Não há dúvida de que os cochilos são bons para você, mas normalmente um cochilo curto é o suficiente. Se você está piscando longamente no trabalho e a cafeína é a única maneira de manter-se acordado, é hora de prestar atenção. Quando você está realizando atividades normais, como dirigir, e tudo o que consegue pensar é no quanto está cansado, é hora de agir. Dê uma olhada nos seus hábitos de sono (também conhecidos como higiene do sono). O seu quarto está fresco e escuro o suficiente? Seu colchão está confortável ou é uma bagunça cheia de ondulações? Organize esses detalhes e veja se seu sono melhora. Ainda cansado? Vá rapidamente a um médico do sono!
3 – Você ronca muito.
Não precisa entrar em pânico se você ronca. Nem sempre é um sinal de que seu sono está quebrado, mas pode ser um sinal de apneia do sono. O que é apneia do sono? É uma condição perigosa que causa uma interrupção temporária da respiração. Em casos extremos, a apneia do sono pode levar à morte precoce. Seu médico do sono pode prescrever uma máquina CPAP (pressão positiva contínua nas vias respiratórias) para garantir que você respire bem e consiga ter o sono reparador de que seu corpo e mente precisam.


4 – Você não se sente totalmente acordado de manhã.
Em uma manhã fria e chuvosa, ninguém se sente disposto a começar o dia com entusiasmo, mas se isso acontece todos os dias com você, pode ser um sinal de que o sono é um problema maior do que você imaginava. Quando o café se torna uma muleta e a única maneira de você funcionar, é hora de considerar outras opções. Um café da manhã saudável, com baixo teor de gordura e proteína, pode ser um impulso energético natural e saudável. Se uma omelete de claras de ovos ou uma tigela de aveia não resolver, você já sabe o que fazer, certo? Fale com seu médico!
5 – Você acorda cansado – todos os dias.
Um ciclo típico de sono dura cerca de 90 minutos e alterna entre o sono leve e o sono profundo (sono REM), permitindo que seu corpo e mente se reparem do dia anterior. Se você progride normalmente pelas diferentes fases do sono, deve acordar bem descansado e pronto para enfrentar o dia. Se você acorda consistentemente cansado, há uma boa chance de que você esteja perdendo as fases profundas e reparadoras do sono. Comece adquirindo um rastreador de fitness e/ou de sono para medir a quantidade E a qualidade do seu sono.
6 – Você tem outros problemas de saúde que podem estar impactando seu sono.
Não conseguir dormir pode ser um sinal de que algo mais está acontecendo – uma condição médica se desenvolvendo nos bastidores. Infelizmente, a insônia também pode ser um subproduto frustrante de alguns medicamentos. Se você está lidando com depressão, dor crônica ou síndrome das pernas inquietas, ter uma boa noite de sono será quase certamente um desafio. Se a falta de sono está afetando suas atividades diárias, consulte um médico do sono.