Seus filhos têm hábitos saudáveis de sono?
Crianças bem descansadas são mais felizes, saudáveis e bem-sucedidas, e estes hábitos saudáveis de sono começam cedo na vida!
Pais e mães estão bem cientes dos efeitos que a falta de sono tem no comportamento de seus filhos. Você conhece a birra, a atitude mal-humorada e a resposta “não” a cada sugestão e pedido? Nem mesmo uma montanha de biscoitos de animais ou videogames pode suavizar os cantos ásperos desses humores.
Mas uma noite de sono interrompido não é o mesmo que noite após noite de interrupções. Segundo especialistas, as repercussões da fadiga crônica na infância são sérias e podem impactar significativamente a saúde e o desenvolvimento de uma criança, desde sua capacidade de combater doenças comuns até hiperatividade e problemas de saúde à medida que crescem.
6 maneiras como maus hábitos de sono podem afetar a saúde de uma criança
O sono é uma prioridade familiar e promover hábitos saudáveis de sono nas crianças proporciona benefícios para a vida toda.
Em seu livro Healthy Sleep Habits, Happy Child, Marc Weissbluth, fornece dicas sobre as funções do sono infantil. “O sono é a fonte de energia que mantém a mente alerta e calma. Todas as noites e em cada soneca, o sono recarrega a bateria cerebral de uma criança. Dormir bem aumenta a capacidade cerebral, assim como o levantamento de peso fortalece os músculos, porque dormir bem aumenta a atenção, permitindo que uma criança fique fisicamente relaxada e mentalmente alerta ao mesmo tempo.”
• O sono constrói células cerebrais. O sono afeta diretamente o desenvolvimento cognitivo de uma criança. O cérebro humano está em progresso até os 21 anos – dormir consistentemente o suficiente ajudará a alcançar seu pleno potencial.
• O sono melhora a imunidade. A falta de sono enfraquece a capacidade do sistema imunológico de combater doenças – problemas de saúde de curto prazo, crônicos e agudos.
• O sono repara células. Semelhante ao que acontece em adultos, o sono é crucial para reparar e reconstruir células, todas as noites. Em crianças, o sono desempenha um papel fundamental na liberação de hormônios de crescimento, melhorando a imunidade, fortalecendo o sistema nervoso, o metabolismo e o gerenciamento de peso.
• O sono melhora o humor E a memória. A falta de sono prejudica a consolidação da memória (ou seja, a capacidade de armazenar informações e depois recordá-las em uma data posterior), a estabilização emocional, o desempenho escolar e a capacidade de aprender.
• O sono enriquece o neurodesenvolvimento. A curta duração do sono nos primeiros três anos de vida está associada à hiperatividade/impulsividade e ao desempenho cognitivo inferior, de acordo com a revista médica.
• O sono ajuda na manutenção do peso saudável. Uma análise publicada na Obesity descobriu que crianças com menor duração do sono têm maiores chances (58%) de se estarem com sobrepeso ou obesas. Um estudo relatou que a probabilidade de obesidade aumentou para 92% quando crianças com a menor duração do sono foram comparadas com aquelas com maior duração do sono.
Dicas para uma hora de dormir feliz para os pais
Não importa a idade de seus filhos, os pais podem prepará-los para o sucesso ao longo da vida estabelecendo atitudes positivas em relação ao sono. Na verdade, nunca é cedo demais para ensinar as crianças sobre a importância do sono. Rotina e consistência são fundamentais – um horário regular para dormir fortalece os ritmos circadianos e ajuda a garantir tempo adequado para o sono. As crianças aprenderão o que esperar e a hora de dormir se tornará uma parte inegociável do dia.
• Apoie as rotinas de sono com consistência e positividade. Ajude seus filhos a entenderem os benefícios do sono e como ele tem o poder de torná-los melhores alunos, melhores amigos e melhores atletas. O sono até leva a maior felicidade e menos depressão à medida que crescem.
• Faça do quarto da criança um lugar especial. Deixe escolherem seus próprios travesseiros, cobertores e edredons para que tenham um senso de propriedade e uma conexão mais profunda com ele. Convide-o para estar presente na escolha da cor da parede. As melhores tonalidades são neutras e calmantes, como verde, azul, rosa e lavanda. Se seu filho não gosta de escuridão total, instale uma pequena luz noturna com temporizador para que possam desligá-la durante a noite.
• Ajude-o a ter um momento de relaxamento, pelo menos 30 minutos antes de dormir. Seja firme ao impor o horário de dormir e ficar na cama. E evite usar o quarto para castigos, pois isso pode criar uma impressão negativa que afeta a atitude deles em relação ao sono.
Uma rotina na hora de dormir serve uma função crítica na obtenção de um sono saudável, pois rotinas previsíveis e estruturadas ajudam as crianças a se sentirem seguras. Rotinas familiares proporcionam a segurança de saber o que esperar, ajudam a promover um senso de responsabilidade na criança e a adormecer sozinhas.
Se seu filho tiver problemas para dormir, discuta questões com o pediatra ou profissional de saúde do seu filho ou procure a ajuda de um médico do sono. Sabemos que um novo colchão não pode resolver todos os problemas de sono do mundo (embora desejássemos que pudesse!), mas se seu filho estiver dormindo em um colchão antigo ou de segunda mão, pode ser hora de corrigir isso.